domingo, 13 de julho de 2008

Vamos fazer um mundo melhor?

Em primeiro lugar meu nome é Mateus, tenho oito anos e uma cabeça cheia de imaginação.

Dia desses, inventei que eu era uma ostra.

Me tranquei no quarto e fiquei lá dentro sozinho um dia inteiro, fechado com meus pensamentos.
Sem ver ninguém,
Sem falar com ninguém.

Minha mãe falou que sou um menino cheio de invencionices, mas não é isso, não.
O que aconteceu foi que eu levei um susto danado com o que ouvi na aula de História.

A professora Marilena, que é uma super professora, falou que mais de 800 milhões de pessoas morrem de fome no mundo todos os anos.

Eu fiquei chocado!

Nem minha cabeça cheia de imaginação poderia pensar uma coisa desse tipo.
Por isso virei ostra.

Para poder ficar um pouco sozinho, e pensar.
Nosso planeta existe a milhares e milhares de anos, não é mesmo?

Quando eu nasci, o mundo já existia, e pelo que escutei dos livros, sempre houve distância entre reis e servos, países pobres e países ricos.

Uns gostam disso, outros gostam daquilo.
Poucas pessoas com muito, e muitas pessoas com pouco ou quase nada.

As diferenças sempre existiram de uma maneira ou de outra.
Eu sei que isso não parece assunto de criança.

Mas depois que eu pensei um pouco, vi que isso é assunto de criança sim.

Afinal de contas, quem são os herdeiros deste mundo?

Não somos nós?
Então nada mais justo que a gente procure entender o que acontece nele.

Os adultos costumam dizer que nós, as crianças, somos os cidadãos do futuro.
Mas não fazem nada para melhorar o mundo para a gente.

Quando o futuro chegar, nem sei como estarão as coisas por aqui.
A poluição do ar, a camada de ozônio aumentando, crianças morrendo de fome.

Dá ou não dá vontade de virar uma ostra?

Mas sabe as crianças não podem desanimar.

Por isso, chamei meus amigos Carlos, o Tatalo, a Carina, o Ricardo e a Alessandra para fazer um mutirão para plantar árvores na nossa rua e deixar tudo limpinho!

Eu sei que há muito que fazer, mas isso não é uma tarefa impossível. A mudança pode começar por nós, na nossa casa mesmo, transformando pequenas coisas ao nosso redor.

Deixar de desperdiçar água e comida, não jogar papel no chão, aprender a reciclar o lixo, ajudar as pessoas necessitadas.

São pequenos gestos, que começam uma grande transformação.

Porque se tem alguma coisa errada com o mundo, é preciso consertar, você não concorda?

Nada de ficar num casulo, prestando atenção no próprio umbigo.
Para mudar o mundo é preciso colocar mãos à obra.

Ás vezes, eu fico apreciando o céu azul, as árvores com seus diferentes tons de verde, o canto dos passarinhos, os tantos mistérios que existem nas coisas simples.
Penso que a vida devia ser boa para todos e não somente para alguns.

É tão bom fazer parte deste mundo!

Eu queria que todas as pessoas percebessem isso: Que nosso planeta é a nossa casa.
E que as pessoas que moram nele têm os mesmos direitos.

Direito de ter comida, trabalho, moradia, lazer, uma família, sonhos, a ser feliz...
Muitas vezes, eu fico imaginando quanto tempo demora a construir um mundo melhor?
Os adultos complicam muito as coisas.
Demoram muito para tomar providências.

Mas qualquer criança sabe que para um desejo acontecer, basta querer bastante que ele acontece. É como uma magia.
E magia é coisa que as crianças compreendem muito bem.
O futuro está sendo construído hoje, e apesar de todos os problemas, não precisaremos virar ostras.

Tenho certeza que podemos fazer um mundo melhor para a gente viver.
Basta todo mundo querer.

E então, vamos fazer um mundo melhor?



Essa história " Vamos fazer um mundo melhor" é de minha autoria e é um pouco pra gente pensar qual é nosso papel nesse mundo que tá aí.

É preciso acreditar que se cada um fizer a sua parte, a gente vai ter um mundo lindo a nossa disposição!

Vamos tentar? Então vamos lá!

Nenhum comentário: