terça-feira, 19 de agosto de 2008

Apurando seus Sentidos



Quem nunca brincou de jogo da memória? Ou gastou horas procurando a chave de casa dentro de uma bolsa cheia? Ou então sentiu o cheirinho de café sendo passado no coador antes mesmo de entrar em casa? Nas brincadeiras ou nas tarefas mais cotidianas, o tempo todo usamos intensamente nossos sentidos. Aqui vão três atividades que ajudam a exercitar a visão, o tato, a audição e a memória. Bom divertimento!

Visão de raio-x

Participantes: Três ou mais.
Instruções: Coloque em uma mesa 50 objetos cotidianos: lápis, abridor de latas, clipes, tesoura, revista, porta-retrato, maçã, boneca...
Valeeeendo! Deixe que todos olhem a mesa por cinco minutos. Depois, ponha os participantes de costas e peça que anotem tudo o que lembrarem.
O vencedor: Cada acerto vale um ponto. Ganha quem somar mais pontos.

Ouvido biônico
Participantes: Um.
Instruções: À noite, deitada na cama, inspire e expire profundamente. Fique assim por uns cinco minutos até sentir que está bem relaxada.
Valeeeendo! Comece pelos barulhos próximos: o tic-tac do relógio, os carros na rua. Com treino, dá para ouvir sons mais distantes, como cachorros e grilos.
O vencedor: Se ouvir passarinhos lá fora, já ganhou!

Mãos de Fada

Participantes: Três ou mais.
Instruções: Junte num balde 30 objetos e tampe os olhos dos participantes.
Valeeeendo! Só com as mãos, cada pessoa tem cinco minutos para nomear os objetos que estão no balde. Não pode ir tirando os que ela já reconheceu: a idéia é confundir o tato e o cérebro, misturando informações novas com já reconhecidas.
O vencedor: Ganha quem acertar os nomes do maior número possível de objetos.

* Versão original publicada na revista AnaMaria.

Nenhum comentário: