quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Nelson Mandela


Estamos no Mês da Consciência Negra,decidi fazer uma coisa bem legal, postar neste mês algumas personalidades negras que fazem ou fizeram parte da vida gente e são importantes neste mundo. Começo pelo Mandela, porque eu o amo de coração e ao mesmo tempo é uma reverência à sua luta, à sua história e à sua idade já tão avançada e tão fértil.

Em África,os mais velhos são sempre muito respeitados e queridos. Farei como os africanos, respeitando o tempo.

“A luta é minha vida.”
(Nelson Mandela)

No dia 18 de julho de 2008, comemoramos 90 anos de vida e de luta de um dos maiores líderes negros já conhecidos. Nossos olhos se voltaram para lembrar Nelson Rolihlahla Mandela.
Nascido em Qunu, 18 de julho de 1918, Nelson Mandela é advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, Nelson Mandela é sim um guerreiro em luta pela liberdade, bem ao contrário do que considerava o governo sul-africano, o qual temia suas atuações por o classificar como um terrorista.
Como jovem estudante de Direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, o qual negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e econômicos.
Mandela, então, em 1942, uniu-se ao Congresso Nacional Africano; dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA.
Sua trajetória política é marcada pela luta pela liberdade: Depois da eleição de 1948, o partido de Mandela divulga a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.
Comprometido de início apenas com atos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e tornando subseqüente ilegal o trabalho do CNA e de outros grupos antiapartheid
Em 1961 tornou-se comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros.
Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso após informes da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 12 de junho de 1964 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua ( apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar ações armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega).
No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos anti-apartheid ao redor do mundo.
Em fevereiro de 1990, a campanha de seu partido,do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O CNA também foi tirado da ilegalidade. Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Em 1994 torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

Mandela é um lutador incansável pelos direitos humanos na África do Sul e a nível internacional.

Nelson Mandela é uma das figuras mais importantes da história contemporânea, na sua luta incansável contra a discriminação racial e faço minhas,as palavras deste grande líder:

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

Nenhum comentário: