quinta-feira, 27 de novembro de 2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Bichos da Savana

Vanos brincar de Era uma vez os bichinhos da Savana?

Olha que brincadeira legal! Você pode fazer mil bichinhos de Africa. Vamos tentar?


1)Atenção aos materiais:

2)Concentra!

3)Bem bonito!

4)É isso aí!

5)Está quase terminado!

6)Viu? Você pode fazer mil bichinhos!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um anjinho passou por aqui e deixou milhões de beijinhos e bençãos para todos!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Abdias Nascimento


Continuando nossas homenagens e baseado no conceito africano de valorização e respeitar ao tempo, a homenagem de hoje é para Abdias Nascimento, 94 anos de memória viva de afro brasilidades.

Abdias é um homem que tem uma importância muito grande na politica brasileira e as suas intervenções são marcadas pela luta da inserção justa e igualitária do negro na sociedade brasileira.

Na época da ditadura militar, Abdias foi exilado nos Estados Unidos porque já fazia desde da década de 30 um trabalho politico de conscientização e várias reivindicações de direitos civis para os negros.

Com sua ida para os EUA, o TEN ( Teatro Experimental do Negro) que ele criou em meados dos anos 50 deixou de existir.

O TEN foi criado como uma grande alternativa à fomentação de um mercado de discussão diferenciada e de apropriação pelo mercado dos artistas negros, que desde sempre foram considerados "invisíveis" pela mídia.

Deputado Federal, militante pelas causas sociais e étnicas a nível internacional, Abdias foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado, foi atuante na luta pela desapropriação da Serra da Barriga na Republica de Palmares para os descendentes do quilombo, um lutador incansável nos questionamentos e disseminação de politicas publicas anti racistas e tantas outras lutas.

Abdias é mais do que uma personalidade negra brasileira.

É um homem em busca de um sonho.

Politico,militante,dramaturgo,artista plástico,escritor,poeta,Abdias dedicou mais de 70 anos a um sonho de justiça social e legitimação do negro brasileiro na sociedade.

Conheça um pouco mais dessa vida maravilhosa dedicada à Causa Negra no site: http://www.abdias.com.br/

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Nelson Mandela


Estamos no Mês da Consciência Negra,decidi fazer uma coisa bem legal, postar neste mês algumas personalidades negras que fazem ou fizeram parte da vida gente e são importantes neste mundo. Começo pelo Mandela, porque eu o amo de coração e ao mesmo tempo é uma reverência à sua luta, à sua história e à sua idade já tão avançada e tão fértil.

Em África,os mais velhos são sempre muito respeitados e queridos. Farei como os africanos, respeitando o tempo.

“A luta é minha vida.”
(Nelson Mandela)

No dia 18 de julho de 2008, comemoramos 90 anos de vida e de luta de um dos maiores líderes negros já conhecidos. Nossos olhos se voltaram para lembrar Nelson Rolihlahla Mandela.
Nascido em Qunu, 18 de julho de 1918, Nelson Mandela é advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, Nelson Mandela é sim um guerreiro em luta pela liberdade, bem ao contrário do que considerava o governo sul-africano, o qual temia suas atuações por o classificar como um terrorista.
Como jovem estudante de Direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, o qual negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e econômicos.
Mandela, então, em 1942, uniu-se ao Congresso Nacional Africano; dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA.
Sua trajetória política é marcada pela luta pela liberdade: Depois da eleição de 1948, o partido de Mandela divulga a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.
Comprometido de início apenas com atos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e tornando subseqüente ilegal o trabalho do CNA e de outros grupos antiapartheid
Em 1961 tornou-se comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros.
Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso após informes da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 12 de junho de 1964 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua ( apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar ações armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega).
No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos anti-apartheid ao redor do mundo.
Em fevereiro de 1990, a campanha de seu partido,do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O CNA também foi tirado da ilegalidade. Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Em 1994 torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

Mandela é um lutador incansável pelos direitos humanos na África do Sul e a nível internacional.

Nelson Mandela é uma das figuras mais importantes da história contemporânea, na sua luta incansável contra a discriminação racial e faço minhas,as palavras deste grande líder:

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

quarta-feira, 12 de novembro de 2008


Alguma coisa de bom sempre vai acontecer...

É só a gente acreditar...

fazer o outro feliz, fazer o bem, querer o bem, ouvir o outro, brincar com o irmãozinho, gargalhar com a irmãzinha, são coisas que fazem tão bem ao coração da gente!

Vamos exercitar isso hoje?

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Hoje é dia de Cecilia!

Quando a Leonor Cordeiro me convidou pra participar dessa blogagem coletiva ,fiquei muito feliz.

A Cecilia foi a primeira poeta que li quando aprendi a ler.

Sua obra me acompanhou durante toda a infância e eu nunca poderia me esquecer da poesia "O Menino Azul" que li a primeira vez num livro didático na escola primária.

Quando meu irmão morreu,inventei uma melodia para a poesia.

Sim, ficou uma coisa meio triste, mas é uma lembrança intensa que tenho e faz parte da minha história e não quero me livrar dela.

Dia desses no projeto de arte educação que trabalhei, li a poesia e contei para meus alunos a história da melodia que eu inventei quando era criança.

É obvio que eles quiseram escutar.Então cantei para meus alunos a poesia.

Choramos todos.Eu e minhas crianças.

Então não poderia deixar de postar, outra senão esta poesia neste dia.

Esses versos que me acompanharam nos momentos tristes mas que também servem para enaltecer dias alegres como hoje.

Um beijo para Leonor, para Cecilia e para todos que passarem por aqui hoje.


O Menino Azul

Cecilia Meireles

O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
- de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cuidado com nossas crianças: Símbolos da Pedofilia

Pais, mães, tios, tias, avôs, avós e profissionais das áreas de educação e de saúde fiquem atentos quando virem estes símbolos.


Ajudem a divulgar

O FBI produziu um relatório em Janeiro sobre pedofilia. Nele estão colocados uma serie de símbolos usados pelos pedófilos para se identificar. Os símbolos são, sempre, compostos pela união de 2 semelhantes, um dentro do outro. A forma maior identifica o adulto, a menor a criança. A diferença de tamanho entre elas demonstra a preferência por crianças maiores ou menores.
Homens são triângulos, mulheres corações. Os símbolos são encontrados em sites, moedas, jóias (anéis, pingentes,...) entre outros objetos.
O link abaixo leva a uma copia em .pdf do relatório aonde os símbolos são mostrados. Ao encontrar um símbolo desses, avisar a policia. https://secure.wikileaks.org/leak/FBI-pedophile-symbols.pdf

Os triângulos representam homens que adoram meninos (o detalhe cruel é o triângulo mais fino, que representam homens que gostam de meninos bem pequenos); o coração são homens (ou mulheres) que gostam de meninas e a borboleta são aqueles que gostam de ambos. De acordo com a revista, são informações coletadas pelo FBI durantes suas vasculhadas. A idéia dos triângulos e corações concêntricos é a da figura maior envolvendo a figura menor, numa genialidade pervertida de um conceito gráfico. Existe um requinte de crueldade, pois esses seres fazem questão de se exibirem em código para outros, fazendo desses símbolos bijuterias, moedas, troféus, adesivo e o escambau. Infelizmente, é o design gráfico a serviço do mal.



quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vencer preconceitos- Barack Obama


Um dos exemplo mais bonitos de vencer preconceitos, tivemos ontem com a eleição de Barack Obama para presidente dos Estados Unidos....

Você sabe porque o Presidente dos Estados Unidos é considerado o homem mais importante do mundo?

Você sabe o que é preconceito?

E sabe porque Obama sofreu preconceitos na campanha eleitoral?

Não para todas as respostas?Então procure se informar com sua professora, com o papai, com a mamãe ou nos livros.

Um beijinho e boa semana a todos!